Sobre Nós

Excelência e Tradição no Karaté-Do

Sobre nós

IJKA Portugal: unindo e elevando o karate Shotokan em Portugal, promovendo a inclusão e excelência através de eventos nacionais e internacionais.

logo ijka-p

A nossa visão

  • Experiência e Longevidade Profissional
  • Pioneirismo no Karaté em Cadeira de Rodas
  • Reconhecimento e Compromisso com a Ética
  • Expertise e Qualificações Multidisciplinares

Desde há muito que se assiste à coexistência de uma profusão de pequenas associações que se dedicam à prática do karate shotokan, tanto na região do Algarve como no resto do país. Estas associações, dada a sua reduzida dimensão, escasso número de alunos praticantes e falta de capacidade organizativa e financeira, nunca conseguem ultrapassar o âmbito local.

Ciente desta realidade, o Prof. Rui Caipira (7.º Dan) tomou a iniciativa de criar uma associação com a capacidade de, por um lado, realizar eventos de nível nacional e internacional que tragam a visibilidade e a divulgação que a modalidade merece e, por outro, congregar e coordenar as diversas escolas onde leciona, bem como unir esforços com outros mestres e instrutores no sentido de tornar esta associação verdadeiramente forte e representativa, ultrapassando, assim, as limitações decorrentes da atomização dos centros de prática.

Em 10 de Novembro de 2005, por escritura pública lavrada no cartório notarial de Portimão, foi criada a IJKA Portugal. Conforme consta das suas disposições estatutárias, a IJKA Portugal não tem fins lucrativos. Os seus meios financeiros consistem fundamentalmente nas taxas de filiação e cotas dos seus associados sem prejuízo de poder angariar outras receitas e apoios autorizados por lei.

Deficientes cognitivos e cadeirantes

Propõe-se apoiar o desenvolvimento do Karate-Shotokan, incentivando o interesse geral por este desporto, atendendo fundamentalmente aos aspetos de aperfeiçoamento físico-mental dos praticantes. Neste sentido, assume-se como organismo vocacionado para três vertentes de atividades: Formação, Orientação e Supervisão técnica de praticantes, instrutores e árbitros desta modalidade; Organização de estágios de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como encontros, torneios e outras atividades de caráter nacional ou internacional, no âmbito da prática do Karate Shotokan ou outro estilo congénere; e Implementação e desenvolvimento do karate em Cadeira de Rodas (cujo fundador em Portugal é o Prof. Rui Caipira), fazendo, assim, jus ao lema de que o Karate é para todos.

Atualmente, o IJKA Portugal tem quatro associações filiadas, de karate-Shotokan e vários clubes envolvendo cerca de uma centena de alunos distribuídos por seis escolas.

A IJKA Portugal está filiada na Federação Nacional de Karate – Portugal.

O Karate em Cadeira de Rodas destina-se, especialmente a pessoas portadoras de deficiência física, temporária ou permanente, ao nível dos membros inferiores, constituindo também um ótimo exercício para pessoas que estão recuperando de doenças, que se encontram fisicamente fracas ou que por alguma outra razão estão incapacitadas de praticar o Karate Tradicional.

Praticado com assinalável sucesso no Japão e na Irlanda, o Karate em Cadeira de Rodas atua simultaneamente como autodefesa e como um ótimo exercício no desenvolvimento de capacidades, de reflexos e de força.

Deficientes cognitivos e cadeirantes

No dia 10 de março de 2018, a Federação Nacional de Karate realizou pela primeira vez o 1.º Campeonato de Parakarate em Ponte de Sôr, onde a IJKA Portugal apresentou dois atletas com necessidades especiais, um com deficiência cognitiva e outro com deficiência motora. Os atletas não competiram pelo facto do escalão não abrir, mas fizeram uma demonstração.

Nos dias 11 e 12 de maio de 2019, a Federação Nacional de Karate realizou em Portimão o 2.º Campeonato de Parakarate. A IJKA Portugal apresentou quatro atletas com deficiência cognitiva e dois com deficiência motora. Foi alcançado o 3.º lugar na deficiência cognitiva e 1.º e 2.º lugares em deficiência motora, Karate em Cadeira de Rodas.

Em 30 de novembro de 2019, a IJKA Portugal recebeu, através da delegação do Instituto Português do Desporto e Juventude de Faro, a Bandeira da Ética. No mesmo dia, foi atribuído pelo ex-árbitro internacional João Capela o Cartão Branco/Fair Play pela prática e partilha das boas práticas junto dos cidadãos.

Historia do Karate em Cadeira de Rodas
e Karate adaptado em Portugal

Atualmente existem muitos clubes que recebem pessoas com necessidades especiais para praticar karaté. Tem sido uma preocupação constante por parte de algumas escolas de karate e dos seus instrutores adaptar esta modalidade às diversas patologias nomeadamente Motora, Visual e Mental.

A IJKA Portugal, através do seu responsável técnico, Shihan Rui Caipira, tem desenvolvido desde 2003 uma abordagem metodológica relacionada com o ensino e treino do Karate adaptado. Foi a fundadora do Karate em Cadeira de Rodas e a pioneira no desenvolvimento do Karate adaptado. Este projeto envolve o contributo de profissionais de diferentes áreas (Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem) dotando a atividade do necessário enquadramento institucional e possibilitando assim o acesso a esta prática a pessoas com deficiência motora crónica ou em processo de reabilitação. A IJKA Portugal tem desenvolvido diferentes work - shops e dinamizado diferentes demonstrações em instituições que integram pessoas nas circunstâncias em questão.

Estas Acções têm o condão de demonstrar a abrangência do Karate e a sua acessibilidade a pessoas com diferentes condições motora e outras patologias. Desta forma, o Karate, manifesta-se também como exemplo de prática desportiva inclusiva, conferindo aos diferentes praticantes uma via de desenvolvimento desportivo, pessoal e social de enorme potencial. Temos como orientação e objetivo, dar a conhecer as experiências vividas no seio da IJKA Portugal. Uma organização de referência que contribui para a construção de uma sociedade integrante de oportunidades, crescendo juntos na Diferença, na Igualdade, na inclusão e na excelência Desportiva, para que as pessoas se sintam aceites, respeitadas e realizadas.

A nossa Sede Social

Portimão, 11 Julho de 2013

sede ijka-p

Na presença do Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr. Manuel António da Luz, vereadores e distintos convidados, o Presidente da IJKA Portugal, Dr. António Silvestre, assinou o contrato de programa de atribuição da Sede Social para a IJKA - Portugal.

A inauguração oficial da sede da IJKA - Portugal aconteceu em 10 de setembro de 2017, consolidando sua presença na região e fortalecendo seu compromisso com a comunidade.

Imagem da reunião Sede Social 1
Imagem da reunião Sede Social 2
Imagem da reunião Sede Social 3

Os nossos instrutores

Os dedicados profissionais que impulsionam o sucesso da IJKA Portugal

Sensei Rui Caipira

Shihan Rui Caipira

7º Dan

Rui Caipira nasceu em 1963, na freguesia do Torrão, concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal. Em 1979, iniciou em Portimão a sua prática na modalidade do Karaté, mantendo-se em atividade até aos dias de hoje.

Formação

Frequentou o ensino superior, incluindo o Curso de Ciências da Educação, Curso de Qualificação para Estudos Superiores e Curso de Especialização em Direção de Segurança. Possui também o Curso de Formação de Formadores e o Curso de Expressão e Educação Física Motora do Centro de Estudos e Formação de Atividades Desportivas.

Na área desportiva, é detentor do Curso de 1º Nível da Federação Portuguesa de Ginástica, Curso de Monitor e Treinador de Nível II (Licença n.º1675) da Federação Nacional de Karaté – Portugal. É ainda Técnico de Arbitragem (Licença n.º 821 Sul) da Federação Nacional de Karaté – Portugal.

Como Titulo Profissional, é Técnico de Exercício Físico (Cédula Procafd n.º 11460, Profissionais Responsáveis pela Orientação e Condução de Atividades Físicas e Desportivas). A sua formação é certificada pela Federação Nacional de Karaté de Portugal, Sistema Nacional de Qualificação, Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (D.G.E.R.T.), e pelo Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

Adicionalmente, possui formação em áreas de emergência e saúde, incluindo o Curso de Suporte Básico de Vida, Curso de Desfibrilhação Automática Externa (Operacional da Femédica, Cédula 44000) e Curso Básico de Socorrista pela Assistência Médica Internacional - A.M.I, n.º 11. Complementa ainda a sua formação com cursos sobre Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação do Espetro do Autismo.

Mais de 40 Anos de Carreira Ativa

Teve como inspiração os clássicos das Artes Marciais, os três principais grandes mestres do Budo: Morihei Ueshiba (Aikidô), Jigoro Kano (Judô) e Gichin Funakoshi (Karaté).

Durante dois anos, enquanto cumpria o serviço militar em Lisboa, interessou-se pelo Aikidô e treinou intensamente Karaté na maior organização nacional dessa época, a Associação Shotokan Karaté-dô Portugal (A.S.K.P.), onde foi graduado em Shodan (cinto preto) em 1988, pelo instrutor chefe da Europa mestre Keikonosuko Enoeda.

A sua longa carreira foi preenchida pela aquisição de vastos conhecimentos transmitidos pelos mais famosos mestres internacionais de Karaté da atualidade. Rui Caipira treinou em França, Itália, Inglaterra, Espanha, Bulgária, Alemanha e Hungria.

Tornou-se um professor de Karaté dinâmico, com uma experiência alicerçada no saber teórico e prático, complementados nos mais diversos campos de atuação desportiva e tradicional.

Foi fundador de várias organizações de Karaté e do Karaté em Cadeira de Rodas (Desporto Adaptado), sendo pioneiro do Karaté adaptado em Portugal. Atualmente é o responsável técnico e pedagógico de muitas delas.

É um dos instrutores que mais tem contribuído para o desenvolvimento do Karaté, organizando inúmeros eventos de interesse Nacional e Internacional.

Sensei Dina Fernandes

Sensei Dina Fernandes

4º Dan

Nasceu a 13 de Fevereiro de 1982, em Lagos. Iniciou a prática do Karate em 1994, no Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense. Os seus treinos foram sempre orientados pelo mestre Rui Caipira que, rapidamente reconheceu as suas boas qualidades como atleta e mais tarde como dirigente. Viajou por muitos locais do território português, treinando e participando em inúmeros eventos de interesse nacional. Participou nos campeonatos do mundo da SKDUN realizados na Hungria e França nos anos (2008, 2009,2010).

Com o objetivo de alargar os seus conhecimentos frequentou vários seminários em Portugal, Espanha, Inglaterra e Bulgária. Faz parte dos órgãos diretivos de alguns clubes, pertence ao concelho técnico da Internacional Japan Karate Associação - Portugal e ensina Karate em vários clubes na sua região. Está situada em segundo lugar na hierarquia do Karate da IJKA Portugal.

Sensei Luis Manuel

Sensei Luís Manuel

3º Dan

Nasceu em Monchique a 30 de Setembro de 1978, iniciou-se na modalidade do Karate a 29 de Agosto de 2001, e é aluno direto do mestre Rui Caipira. É um notável instrutor que desenvolve e treina muitos praticantes da Academia de Karate de Monchique.

A sua generosidade não tem limites, está sempre à disposição de qualquer aluno. Pela sua personalidade, desempenho e sucesso na sua carreira como Karateca, foi convidado a pertencer aos órgãos diretivos e ao concelho técnico da Internacional Japan Karate Associação - Portugal.

Sensei António Silvestre

Sensei António Silvestre

2º Dan

António Nunes iniciou o seu percurso no Karate Shotokan em janeiro de 1995, sendo orientado desde o início pelo seu mestre de longa data, Shihan Rui Caipira. Ao longo dos anos, foi consolidando a sua formação técnica e filosófica nesta arte marcial, progredindo de forma consistente até alcançar a graduação de 2.º Dan, em julho de 2023.

O seu caminho no Karate inclui treino com diversos mestres de renome internacional, entre os quais se destacam: Sadachige Kato, Osamu Aoki, Gerry Breeze, Luis Sanz e Brian Toomey, o que contribuiu significativamente para o seu desenvolvimento técnico e pedagógico.

Demonstrando grande sensibilidade e compromisso com a inclusão, António Nunes tem-se dedicado e é instrutor das classes especiais de Karate, nomeadamente:

  • Karate em Cadeira de Rodas
  • Karate para pessoas com Défice Cognitivo
  • Karate 100 Idade (idosos)

Complementando a sua formação, concluiu o curso de Suporte Básico de Vida com DAE em novembro de 2024, reforçando a sua preparação para atuar com segurança em ambientes que exigem cuidados especiais.

Desde 2005, ano da fundação da IJKA Portugal, António Nunes exerce também a função de Presidente da Direção, sendo uma das figuras centrais no desenvolvimento da organização.